ARTISTA DE MIM

VOCÊ ENCONTRA DE TUDO NESTA GALERIA. DA VIDA DA ARTISTA À VIDA DA PRÓPRIA ARTE.
.
.
.

terça-feira, 25 de março de 2008

por que não entendem arte contemporânea (?)

(Lygia Pape)
.
.
- porque depois de 1970 as escolas de arte começaram a desestabilizar conceitos instituídos. (aqueles antigos de arte (só) para observar, traços perfeitos, material nobre...)
.
- a arte, hoje muitas vezes transporte de poéticas individuais, é carregada então de idiossincrasias (algo como maneira pessoal de ver, sentir, reagir à influencia de diversos agentes ou elementos);
.
- a base para a produção da maioria dos artistas, hoje é ele mesmo.
.
- o 'objeto' de arte hoje é geralmente o fim de uma experiência espaço-temporal.
.
mais informalmente, para os de 10 aos 16, digo que a arte hoje retrata o mesmo do tempo das cavernas: o mundo que os cerca. daí, vejo um monte de sobrancelhas se contorcendo: eu não entendo o que vejo! - concluo: então não entende o mundo que habita, que os cerca.
.
o homem (dito) primitivo tentava capturar em suas representações nas paredes das cavernas o que não compreendia ou simplesmente representava o que lhe cercava. o homem de hoje não está longe disso. com mais tecnologias, meios e suportes continuamos a EXPRESSAR ecos da nossa era.
.
por que será que continuamos não entendendo nossas próprias produções?
.
a arte sempre esteve à frente do seu tempo. poucos artistas tiveram reconhecimento ao mesmo tempo que desenvolviam seus trabalhos. por exemplo, o impressionismo e suas pinceladas romperam com tudo o que era acadêmico, bem acabado, bem representado. era justo exigir da sociedade da época que compreendesse aqueles "borrões" de tinta ao passo que eram executados?
.
resumo: será que o artista sabe ler seu mundo um pouco antes dos ditos "normais"? tomara que num futuro próximo todo mundo entenda um pouquinho de arte contemporânea.(aí nem vai ser mais tão contemporânea!).
.

valeu por vir até aqui.
adoro presenças...
faça contato!

 
BlogBlogs.Com.Br