então a escola lança o desafio do projeto interdisciplinar a ser abraçado nas duas unidades. mais assunto para os pequenos. mais trabalho para nós.
.cada série tem um tema. o objetivo é formas alunos críticos, atentos às atualidades, às verdadeiras versões do que acontece. esse tema pararelo vale DOIS PONTOS em todas as disciplinas. cada sala tem dois orientadores, eles devem desenvolver o assunto no decorrer da unidade e cobrar em trabalhos, nos mais diversos meios.
.
primeira unidade acabando, corre corre. todo professor espera pela nota individual da turma que você orientou. eu e meu colega colocamos o conteúdo, cobramos em diversos trabalhos, corrigimos TODOS e cumprimos prazos, afinal, se você não entrega sua nota, TODOS ficam impossibilitados de fechar suas cadernetas.
.
ontem recebi por e-mail as notas de uma turma: TODOS, TO-DOS os alunos tiraram DOIS, a nota máxima. desde aquele 'cdf' até aquela peste que não faz 'p.n.'. que turma de prodígios! - pensei eu. que professores perfeitos! - os meninos agora são experts no tema a eles proposto!
.
na boa, muito feio. é muito chato o seus nomes rolando pela escola por motivo negativo. as pessoas reparam, os próprios meninos comentam, como aconteceu ao longo da unidade. sim! eles são críticos, observadores e se você vira as costas, falam, bem ou mal. foram agraciados sem nada fazer. mas eles não têm culpa. não iam ficar com a unidade valendo 8.0 por falta de trabalho de professor(es).
.
cuidado, se você é professor, lembre-se: está formando cidadãos. ah sim! - tem a parte de dormir tranquilo, sabendo que cumpriu o seu dever.
.
*brigadão aê a quem fez o calendário desse ano! três feriados prolongados juntinhos! - estarei fora, de novo :)
.
|