ARTISTA DE MIM

VOCÊ ENCONTRA DE TUDO NESTA GALERIA. DA VIDA DA ARTISTA À VIDA DA PRÓPRIA ARTE.
.
.
.

sábado, 14 de julho de 2007

a arte continua educando

achei isso aqui, (sendo que ela tirou de ), sem querer. e como estava falando de educação, arte, resiliência. bem...
x

"Existe uma pseudo-assepsia nas teorias da educação. Não se pode bater nos meninos, nada de ralhar ou, mesmo, contrariá-los. Podem ficar traumatizados.
x

Esta teoria é contestada pela observação de que a vida é traumática: não consta que as crianças nasçam a rir ou com um ar de satisfação. O que importa não é o trauma, mas o modo como cada um o supera e aprende com ele.
x
De facto, não são os filhos da teoria atraumática que farão história. Pelo contrário, a história está cheia de grandes personagens que passaram uma infância difícil: pais alcoólicos ou ausentes, maus tratos e mau viver. A tudo resistiram e com as desgraças fizeram a sua grandeza.
x
Um dos exemplos é Charlie Chaplin. Criado numa família desfeita, teve de trabalhar aos 5 anos, aos 9 anos perdeu o pai, e viu a mãe internada num sanatório, passando, depois, por orfanatos e ambientes pouco recomendáveis, onde construiu as principais ideias para os seus filmes. Esta capacidade de superar as adversidades chama-se resiliência.Os psicólogos têm estudado os factores relacionados com a resiliência. Saber adiar as recompensas, assumir responsabilidades sem culpar os outros pelas suas desgraças, desarmar os outros com o humor e a criatividade, manter a iniciativa, são factores importantes, ilustrados exaustivamente nos filmes de Chaplin.
x
Mas um outro factor, menos visível, é constante nas pessoas resiliêntes: algures, seja lá onde for, há sempre alguém que acredita incondicionalmente nelas."
x
J.L. Pio Abreu.
x


(Dias, Antônio. Minha Boneca , 1963 colagem 25 x 19 cm

Coleção Gilberto Chateaubriand - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.)

inté.

valeu por vir até aqui.
adoro presenças...
faça contato!

 
BlogBlogs.Com.Br